SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Mediación verbal para alumnos con discapacidad intelectual en el aula de recursos multifuncionales: reflexiones y (pro)posicionesRepresentaciones sociales de ciencia y género en la enseñanza de Ciencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FAVORETO, Aparecida; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago  y  ZANARDINI, Isaura Monica Souza. Formação docente: relação entre alienação e práxis reflexiva. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.980-994. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.016.

O artigo tem como propósito refletir sobre o Trabalho Docente e seu processo formativo por intermédio de pesquisa bibliográfica. Inicialmente, define o que é trabalho social humano, tanto em seu aspecto produtivo quanto em sua forma alienante; posteriormente, busca compreender o Trabalho Docente na sua especificidade e nos aspectos determinantes da sociedade capitalista. Destes estudos, problematiza sobre a relação teoria e prática na formação docente, verificando as condições objetivas e subjetivas inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem, em que conteúdo e método unificam-se e complementam-se, constituindo a práxis reflexiva. Neste caso, concluiu que a lógica dialética é uma das possibilidades de refletir sobre a relação teoria e prática.

Palabras clave : Formação Docente; Trabalho Docente; Práxis Reflexiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )