SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Teacher training: relation between alienation and reflective praxisParents’ Social Representations of institutions of child and adolescent after school care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

HEERDT, Bettina  and  BATISTA, Irinéa de Lourdes. Representações sociais de ciência e gênero no ensino de Ciências. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.995-1012. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.017.

Este artigo analisa as representações sociais (RS) de docentes a respeito da Natureza da Ciência (NdC), das questões de gênero na sociedade, na Ciência e no contexto de ensino. A abordagem teórica é a da RS dimensional de Moscovici, associada às discussões da NdC, teorias feministas da Ciência e Ensino de Ciências. Participaram da investigação 22 docentes. Os dados foram coletados por meio do registro fílmico. A análise lexical foi realizada com o auxílio do software Alceste. Formaram-se quatro classes: NdC, Gênero e a mulher na Ciência, Gênero e contexto de ensino, e Gênero e sociedade. Nas áreas de formação das/dos docentes, não foi possível encontrar diferenças significativas nas RS. Por meio dos dados empíricos, percebe-se a argumentação distinta de homens e de mulheres. A RS dos homens, naturalizada, discriminatória e de negação das questões de gênero na sociedade e na Ciência, mostra-se mais contundente do que das mulheres. Faz-se necessária, na formação inicial e continuada, a problematização das questões de gênero na Ciência.

Keywords : Representações sociais; Gênero e Ciência; Formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )