SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Formação docente: relação entre alienação e práxis reflexivaRepresentações sociais parentais de instituições voltadas a crianças e adolescentes atendidos em contraturno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

HEERDT, Bettina  e  BATISTA, Irinéa de Lourdes. Representações sociais de ciência e gênero no ensino de Ciências. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.995-1012. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.017.

Este artigo analisa as representações sociais (RS) de docentes a respeito da Natureza da Ciência (NdC), das questões de gênero na sociedade, na Ciência e no contexto de ensino. A abordagem teórica é a da RS dimensional de Moscovici, associada às discussões da NdC, teorias feministas da Ciência e Ensino de Ciências. Participaram da investigação 22 docentes. Os dados foram coletados por meio do registro fílmico. A análise lexical foi realizada com o auxílio do software Alceste. Formaram-se quatro classes: NdC, Gênero e a mulher na Ciência, Gênero e contexto de ensino, e Gênero e sociedade. Nas áreas de formação das/dos docentes, não foi possível encontrar diferenças significativas nas RS. Por meio dos dados empíricos, percebe-se a argumentação distinta de homens e de mulheres. A RS dos homens, naturalizada, discriminatória e de negação das questões de gênero na sociedade e na Ciência, mostra-se mais contundente do que das mulheres. Faz-se necessária, na formação inicial e continuada, a problematização das questões de gênero na Ciência.

Palavras-chave : Representações sociais; Gênero e Ciência; Formação docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )