SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Representações sociais de ciência e gênero no ensino de Ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

OLIVEIRA, Vânia de; SERPE, Bernadete Machado  e  ROSSO, Ademir José. Representações sociais parentais de instituições voltadas a crianças e adolescentes atendidos em contraturno. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.1013-1027. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.018.

O artigo descreve as representações sociais (RS) dos pais de crianças e adolescentes sobre os papéis da família, escola e contraturno social e sobre o desenvolvimento moral. O estudo foi desenvolvido em instituição de contraturno social de uma cidade paranaense que atende 250 crianças e adolescentes em situação de risco. Os dados foram coletados em entrevistas realizadas com os pais ou com outros responsáveis por essas crianças e adolescentes (N=60). A descrição das RS circulantes fundamenta-se na análise das informações, imagens e atitudes fornecidas pelos entrevistados. A pesquisa revela que a escola é vista como utilidade futura para o trabalho; o contraturno é tido como extensão de casa e coadjuvante na educação moral doméstica; e o processo educacional doméstico é compreendido como correção dos erros e desvios morais.

Palavras-chave : Contraturno social; Família; Educação moral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )