SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticasInfância, educação e dignidade humana: considerações sobre os processos educativos da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

DUARTE, Stela Mithá. A avaliação por ciclos de aprendizagem no Ensino Básico em Moçambique: entre tensões e desafios. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.33-47. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0002.

Este artigo discute a política de progressão por ciclos de aprendizagem introduzida na última reforma curricular do Ensino Básico (EB) em Moçambique, em 2004. Esta política tem sofrido muitas contestações no seio da sociedade pelo facto de os alunos progredirem de classe sem terem obtido as competências preconizadas no plano curricular. O objectivo geral do estudo é analisar as tensões e os desafios da avaliação por ciclos de aprendizagem no EB de Moçambique. A metodologia usada baseia-se na pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa conclui que não foram criadas as condições necessárias para a implementação da política de progressão por ciclos de aprendizagem em Moçambique, sendo necessário, portanto, melhorar aspectos como a sua divulgação, as condições de funcionamento das escolas e a formação de professores, de modo a praticarem efectivamente a avaliação formativa.

Palavras-chave : Ensino Básico; Ciclos de aprendizagem; Avaliação da aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )