SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A avaliação por ciclos de aprendizagem no Ensino Básico em Moçambique: entre tensões e desafiosO ensino da leitura e sua relação com a formação de alfabetizadores: apontamentos a partir da produção acadêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PEROZA, Marilúcia Antônia de Resende. Infância, educação e dignidade humana: considerações sobre os processos educativos da criança. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.48-66. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0003.

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a premência de se constituir processos educativos que respeitem a criança em seu desenvolvimento e em sua dignidade humana. As análises, fundamentadas em um estudo bibliográfico, tomam como referências Rousseau, Pestalozzi e Korczak, cujos estudos contribuíram para uma compreensão sobre as especificidades da criança bem como o necessário respeito à sua condição humana. A criança é considerada enquanto sujeito concreto, situado historicamente. Em seus modos de viver a infância produz cultura e é nela produzida, desenvolvendo-se a partir das interações que estabelece com o ambiente e com aqueles com os quais convive. O estudo destaca como elementos fundamentais que precisam ser considerados nos processos educativos desenvolvidos com a criança: a liberdade, o desenvolvimento da autonomia, a valorização da criança pelo que ela é no presente e a proposição de espaços de participação.

Palavras-chave : Criança e infância; Dignidade humana; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )