SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Infancia, educación y dignidad humana: consideraciones sobre los procesos educativos del niñoLa enseñanza de Política y Gestión Educativa en los cursos de licenciatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CRUZ, Eliane Travensoli Parise  y  MARTINIAK, Vera Lucia. O ensino da leitura e sua relação com a formação de alfabetizadores: apontamentos a partir da produção acadêmica. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.67-84. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0004.

Este artigo apresenta reflexões tecidas a partir de uma revisão bibliográfica da produção acadêmica relacionada ao ensino da leitura, entre os anos de 2013 a 2016, referente às ações de implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Os procedimentos metodológicos foram norteados pela definição de categorias emergentes das investigações para explicitar os objetos de estudo que se delineiam quanto ao ensino da leitura. A análise permitiu constatar que os estudos relacionados ao PNAIC têm aumentado substancialmente em programas de pós-graduação, demonstrando a preocupação de pesquisadores em estudar e compreender como este tem se consolidado nas práticas de alfabetização. É perceptível, no entanto, nas propostas governamentais para a formação de alfabetizadores, a desarticulação entre teoria e prática e a valorização do conhecimento tácito.

Palabras clave : Leitura; Produção acadêmica; Formação de alfabetizadores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )