SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Infância, educação e dignidade humana: considerações sobre os processos educativos da criançaO ensino de Política e Gestão Educacional nos cursos de licenciatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CRUZ, Eliane Travensoli Parise  e  MARTINIAK, Vera Lucia. O ensino da leitura e sua relação com a formação de alfabetizadores: apontamentos a partir da produção acadêmica. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.67-84. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0004.

Este artigo apresenta reflexões tecidas a partir de uma revisão bibliográfica da produção acadêmica relacionada ao ensino da leitura, entre os anos de 2013 a 2016, referente às ações de implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Os procedimentos metodológicos foram norteados pela definição de categorias emergentes das investigações para explicitar os objetos de estudo que se delineiam quanto ao ensino da leitura. A análise permitiu constatar que os estudos relacionados ao PNAIC têm aumentado substancialmente em programas de pós-graduação, demonstrando a preocupação de pesquisadores em estudar e compreender como este tem se consolidado nas práticas de alfabetização. É perceptível, no entanto, nas propostas governamentais para a formação de alfabetizadores, a desarticulação entre teoria e prática e a valorização do conhecimento tácito.

Palavras-chave : Leitura; Produção acadêmica; Formação de alfabetizadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )