SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1La enseñanza de la lectura y su relación con la formación de alfabetizadores: apuntes a partir de la producción académicaEvaluación de sistemas y políticas de competencias y habilidades de la OCDE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

GUIMARAES-IOSIF, Ranilce; LIMEIRA, Luciana Cordeiro  y  SANTOS, Aline Veiga dos. O ensino de Política e Gestão Educacional nos cursos de licenciatura. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.85-106. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0005.

Este artigo discute o ensino de política e gestão em cursos de licenciatura a partir de uma perspectiva teórico-crítica e não linear de estudo de políticas educacionais. Os dados foram coletados durante um semestre letivo, em duas turmas mistas que contavam com 65 estudantes dos cursos de Educação Física, Letras, Biologia, Química, Matemática e Física. Como parte do projeto de integração da Pós-Graduação stricto sensu com a Graduação, a docente da linha de políticas do programa em educação passou a usar metodologias com foco em atividades de pesquisa em suas turmas na Graduação, visando ampliar a aprendizagem e aproximar os estudantes dos temas ligados às políticas de educação. Os resultados da pesquisa apontam que o processo de aprendizagem na área vai da rejeição inicial à construção de um posicionamento crítico acerca das questões políticas e de governança que cercam a educação brasileira.

Palabras clave : Ensino nas Licenciaturas; Políticas e Gestão Educacional; Formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )