SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1O ensino da leitura e sua relação com a formação de alfabetizadores: apontamentos a partir da produção acadêmicaAvaliação de sistemas e política de competências e habilidades da OCDE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

GUIMARAES-IOSIF, Ranilce; LIMEIRA, Luciana Cordeiro  e  SANTOS, Aline Veiga dos. O ensino de Política e Gestão Educacional nos cursos de licenciatura. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.85-106. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0005.

Este artigo discute o ensino de política e gestão em cursos de licenciatura a partir de uma perspectiva teórico-crítica e não linear de estudo de políticas educacionais. Os dados foram coletados durante um semestre letivo, em duas turmas mistas que contavam com 65 estudantes dos cursos de Educação Física, Letras, Biologia, Química, Matemática e Física. Como parte do projeto de integração da Pós-Graduação stricto sensu com a Graduação, a docente da linha de políticas do programa em educação passou a usar metodologias com foco em atividades de pesquisa em suas turmas na Graduação, visando ampliar a aprendizagem e aproximar os estudantes dos temas ligados às políticas de educação. Os resultados da pesquisa apontam que o processo de aprendizagem na área vai da rejeição inicial à construção de um posicionamento crítico acerca das questões políticas e de governança que cercam a educação brasileira.

Palavras-chave : Ensino nas Licenciaturas; Políticas e Gestão Educacional; Formação docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )