SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The teaching of Education Policy and Administration in pre-service teacher education coursesAccessibility in the educational attendance of Special Education targeted students in a Hospital Class in the state of Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PEREIRA, Rodrigo da Silva. Avaliação de sistemas e política de competências e habilidades da OCDE. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.107-127. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0006.

O objetivo deste trabalho é analisar as orientações e proposições que emanam das relações político-educacionais entre Brasil e OCDE, e as implicações na concepção de avaliação de sistemas educacionais sob a égide da política de competências e habilidades. A análise de documentos, na perspectiva crítico-dialética, conduziu a pesquisa. Desde os anos 2000, ampliaram-se as relações político-educacionais entre o Brasil e a OCDE. Há um consentimento ativo do governo brasileiro relacionado à implementação da avaliação do sistema educacional, que possa responder à política de competências e habilidades defendida pela Organização Internacional. Os resultados apontam que existem semelhanças e contradições entre o que preconizam os documentos da OCDE e as políticas de avaliação da Educação Básica que são desenvolvidas no país.

Keywords : Avaliação de sistemas educacionais; Pisa; Competências e habilidades; OCDE; Educação Básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )