SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1La enseñanza de Política y Gestión Educativa en los cursos de licenciaturaAccesibilidad en la atención educativa de alumnos público objetivo de la Educación Especial en una Clase Hospitalaria del estado de Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PEREIRA, Rodrigo da Silva. Avaliação de sistemas e política de competências e habilidades da OCDE. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.107-127. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0006.

O objetivo deste trabalho é analisar as orientações e proposições que emanam das relações político-educacionais entre Brasil e OCDE, e as implicações na concepção de avaliação de sistemas educacionais sob a égide da política de competências e habilidades. A análise de documentos, na perspectiva crítico-dialética, conduziu a pesquisa. Desde os anos 2000, ampliaram-se as relações político-educacionais entre o Brasil e a OCDE. Há um consentimento ativo do governo brasileiro relacionado à implementação da avaliação do sistema educacional, que possa responder à política de competências e habilidades defendida pela Organização Internacional. Os resultados apontam que existem semelhanças e contradições entre o que preconizam os documentos da OCDE e as políticas de avaliação da Educação Básica que são desenvolvidas no país.

Palabras clave : Avaliação de sistemas educacionais; Pisa; Competências e habilidades; OCDE; Educação Básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )