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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PEREIRA, Rodrigo da Silva. Avaliação de sistemas e política de competências e habilidades da OCDE. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.107-127. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0006.

O objetivo deste trabalho é analisar as orientações e proposições que emanam das relações político-educacionais entre Brasil e OCDE, e as implicações na concepção de avaliação de sistemas educacionais sob a égide da política de competências e habilidades. A análise de documentos, na perspectiva crítico-dialética, conduziu a pesquisa. Desde os anos 2000, ampliaram-se as relações político-educacionais entre o Brasil e a OCDE. Há um consentimento ativo do governo brasileiro relacionado à implementação da avaliação do sistema educacional, que possa responder à política de competências e habilidades defendida pela Organização Internacional. Os resultados apontam que existem semelhanças e contradições entre o que preconizam os documentos da OCDE e as políticas de avaliação da Educação Básica que são desenvolvidas no país.

Palavras-chave : Avaliação de sistemas educacionais; Pisa; Competências e habilidades; OCDE; Educação Básica.

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