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Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SCHMENGLER, Angélica Regina; FREITAS, Soraia Napoleão  y  PAVAO, Sílvia Maria de Oliveira. Acessibilidade no atendimento educacional de alunos público-alvo da Educação Especial em uma Classe Hospitalar do estado do Rio Grande do Sul. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.128-144. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0007.

Esta pesquisa teve o objetivo de verificar como uma Classe Hospitalar de um hospital público de Santa Maria se estrutura e se organiza para o atendimento educacional de alunos-pacientes público-alvo da Educação Especial, de forma a contribuir para com a acessibilidade em ambiente hospitalar. Qualitativo do tipo estudo de caso, o estudo contou com a análise de conteúdo de Bardin (2011). Realizaram-se observação e entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica e as bolsistas do Setor Educacional e com duas mães de alunos em tratamento de saúde. Um menino com baixa visão e outro com altas habilidades/superdotação receberam o atendimento educacional de 2014 a 2015, havendo acessibilidade pedagógica e atitudinal para ambos. Constataram-se, porém, aspectos deficitários quanto à acessibilidade arquitetônica e de comunicação para atender aos educandos com deficiência física, auditiva e visual.

Palabras clave : Classe hospitalar; Atendimento educacional; Acessibilidade.

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