SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Acessibilidade no atendimento educacional de alunos público-alvo da Educação Especial em uma Classe Hospitalar do estado do Rio Grande do SulÉtica e pesquisa em Educação: o necessário diálogo internacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

AMAR, Hernán Mariano. Pierre Bourdieu: por uma sociologia sobre o Estado e as políticas educacionais. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.145-153. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0008.

Neste artigo, são apresentadas algumas ideias sobre o Estado e as políticas educacionais materializadas na obra de Pierre Bourdieu. Com e/ou contra o pensamento de Karl Marx e Max Weber, Emile Durkheim e Talcott Parsons, Norbert Elias e Louis Althusser, a teoria social de Bourdieu construiu uma arquitetura conceitual que permite compreender o papel do Estado e as políticas de educação na produção/reprodução da ordem social.

Palavras-chave : Bourdieu; Estado; Políticas educacionais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )