SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Pierre Bourdieu: por uma sociologia sobre o Estado e as políticas educacionaisRisco e vulnerabilidade social nos ditos de acadêmicas de Pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Ética e pesquisa em Educação: o necessário diálogo internacional. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.154-163. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0009.

Este trabalho tem como objetivo apresentar a recém lançada edição brasileira do livro Ética e pesquisa em Educação, de autoria de Rachel Brooks (Reino Unido), Kitty te Riele (Austrália) e Meg Maguire (Reino Unido), e iniciar um diálogo com essa obra desde o contexto brasileiro. O livro em questão é fruto de um trabalho rigoroso, voltado a subsidiar a tomada de decisões e à escolha de procedimentos éticos nas diversas situações implicadas nas pesquisas em Educação. A perspectiva ética com que operam as autoras é aquela concebida como uma postura reflexiva de cuidado com o outro, e, por conseguinte, a ética na pesquisa é entendida como a capacidade de avaliar situações ao longo de toda a investigação e tomar decisões que levem em conta os direitos, o bem-estar e as expectativas do participante da pesquisa. As autoras não desconhecem e tampouco desqualificam a perspectiva principialista da ética Biomédica, mas reconhecem os limites da pretensão de universalidade dos enquadramentos pré-determinados diante da variabilidade dos contextos culturais específicos onde as pesquisas são conduzidas. A relevância dessa publicação no Brasil está relacionada, sobretudo, à escassez de literatura no formato de livro autoral que aborde, com organicidade, as questões que vão desde a regulação até a dimensão da eticidade, como parte intrínseca da formação do pesquisador em Educação. O livro vem em boa hora, sobretudo neste momento da política científica brasileira, quando já contamos com uma normativa (Resolução Nº 510/2016) voltada à especificidade das Ciências Sociais e Humanas. No entanto, ainda vivemos uma transição incompleta para estabilizar parâmetros adequados às pesquisas da área. A abertura para o diálogo internacional, nesse contexto, é fundamental para o amadurecimento do debate, a troca de experiências com os colegas pesquisadores de outros países e a avaliação de outros modelos institucionais.

Palavras-chave : Ética na pesquisa; Regulação ética da pesquisa; Integridade na pesquisa; Pesquisa em Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )