SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Risk and social vulnerability in the sayings of Pedagogy academicsExperiential learning of initiation to teaching in PIBID author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SOARES, Efraim Lopes  and  CARDOZO, Maria José Pires Barros. A gestão democrática nos marcos legais de municípios do estado do Maranhão: uma análise das leis dos Conselhos Municipais de Educação. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.181-201. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0011.

O presente artigo analisa como o princípio da gestão democrática, disposto na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei Nº 9.394/1996, figura nas leis de criação dos Conselhos Municipais de Educação (CME) de Barreirinhas, Codó e Icatu, municípios do Estado do Maranhão. Para o desenvolvimento do texto, utilizou-se pesquisa bibliográfica, documental e dados referentes à pesquisa realizada pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), em 2015, sobre a institucionalização e o funcionamento dos CME no Maranhão. Constatou-se que as leis dos CME dos municípios pesquisados não trazem, explicitamente, o princípio da gestão democrática. A ausência de tal princípio, como parte da gestão do Sistema Municipal de Educação, pode prejudicar o fortalecimento dos espaços de participação, de construção da autonomia, de descentralização do poder local e de exercício da cidadania no âmbito do município.

Keywords : Gestão Democrática; Conselho Municipal de Educação; Legislação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )