SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Riesgo y vulnerabilidad social en los dichos de académicas de PedagogíaAprendizaje experiencial de la iniciación a la docencia en el PIBID índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SOARES, Efraim Lopes  y  CARDOZO, Maria José Pires Barros. A gestão democrática nos marcos legais de municípios do estado do Maranhão: uma análise das leis dos Conselhos Municipais de Educação. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.181-201. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0011.

O presente artigo analisa como o princípio da gestão democrática, disposto na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei Nº 9.394/1996, figura nas leis de criação dos Conselhos Municipais de Educação (CME) de Barreirinhas, Codó e Icatu, municípios do Estado do Maranhão. Para o desenvolvimento do texto, utilizou-se pesquisa bibliográfica, documental e dados referentes à pesquisa realizada pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), em 2015, sobre a institucionalização e o funcionamento dos CME no Maranhão. Constatou-se que as leis dos CME dos municípios pesquisados não trazem, explicitamente, o princípio da gestão democrática. A ausência de tal princípio, como parte da gestão do Sistema Municipal de Educação, pode prejudicar o fortalecimento dos espaços de participação, de construção da autonomia, de descentralização do poder local e de exercício da cidadania no âmbito do município.

Palabras clave : Gestão Democrática; Conselho Municipal de Educação; Legislação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )