SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Democratic management in the legal frameworks of municipalities in the state of Maranhão: an analysis of the laws of the Municipal Councils of EducationQualis: construction of an index for the Education journals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SILVA, Fabrício Oliveira da  and  RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Aprendizagem experiencial da iniciação à docência no PIBID. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.202-218. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0012.

Este trabalho analisa a aprendizagem da docência a partir da inserção de professores em formação inicial no cotidiano escolar. Busca-se compreender como a aprendizagem para a docência é construída a partir de processos de homologia da prática, vista como condição para produção de reflexões sobre os saberes da aprendizagem docente que se logram no cotidiano da escola a partir da relação entre professor em exercício profissional e professores em franca formação. O estudo envolveu dois licenciandos do curso de Letras de uma universidade pública do Estado da Bahia, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Como dispositivo de pesquisa, utilizamos as entrevistas narrativas na concepção da abordagem (auto)biográfica. O estudo apontou que a aprendizagem da docência é construída, também no cotidiano da escola, em que as práticas educativas são tomadas como elemento de reflexão para a construção de um modo próprio de conceber a docência.

Keywords : PIBID; Cotidiano escolar; Aprendizagem da docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )