SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1La gestión democrática en los marcos legales de municipios del estado de Maranhão: un análisis de las leyes de los Consejos Municipales de EducaciónQualis: la construcción de un indicador para los periódicos en el área de la Educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SILVA, Fabrício Oliveira da  y  RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Aprendizagem experiencial da iniciação à docência no PIBID. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.202-218. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0012.

Este trabalho analisa a aprendizagem da docência a partir da inserção de professores em formação inicial no cotidiano escolar. Busca-se compreender como a aprendizagem para a docência é construída a partir de processos de homologia da prática, vista como condição para produção de reflexões sobre os saberes da aprendizagem docente que se logram no cotidiano da escola a partir da relação entre professor em exercício profissional e professores em franca formação. O estudo envolveu dois licenciandos do curso de Letras de uma universidade pública do Estado da Bahia, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Como dispositivo de pesquisa, utilizamos as entrevistas narrativas na concepção da abordagem (auto)biográfica. O estudo apontou que a aprendizagem da docência é construída, também no cotidiano da escola, em que as práticas educativas são tomadas como elemento de reflexão para a construção de um modo próprio de conceber a docência.

Palabras clave : PIBID; Cotidiano escolar; Aprendizagem da docência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )