SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Experiential learning of initiation to teaching in PIBID author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SOUZA, Ângelo Ricardo de; SOUZA, Gizele de; BRUEL, Ana Lorena  and  FERRAZ, Marcos Alexandre. Qualis: a construção de um indicador para os periódicos na área da Educação. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.1, pp.219-231. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0013.

Este artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia para avaliação dos periódicos científicos na área da Educação no Brasil. Trata-se de um esforço inicial na direção de discutir aspectos importantes para tal avaliação e contribuir com o debate no processo de elaboração de critérios para o Qualis Periódicos da área na CAPES. A proposta aqui desenhada, de construção de um indicador, destaca quatro elementos centrais para a avaliação: Periodicidade/Atualização, Internacionalização, Origem e Distribuição Geográfica dos Autores e Fator de Impacto, com vistas a que possamos avaliar, quantificar, classificar e estratificar os periódicos considerando quão atuais, representativos, internacionais e lidos/citados são.

Keywords : Periódicos; Educação; Qualis; Avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )