SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Capacitación y acompañamiento pedagógico de profesores universitarios noveles: efectos sobre el uso de estrategias de enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ALLIAUD, Andrea. O desenvolvimento profissional docente: uma questão política e pedagógica. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.278-293. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0002.

Em razão das complexidades e dos desafios que assume o ensino na atualidade, a formação contínua ou permanente dos docentes é assumida como una necessidade social, a fim de promover uma melhoria educativa. As diferentes reformas educacionais promovidas nas últimas décadas têm contemplado esta dimensão da formação e da prática daqueles que ensinam, ainda que de forma diferente na maneira de posicionar os docentes e a sua relação com o saber. Neste artigo, pretendemos mostrar como as decisões políticas estão vinculadas às pedagogias desenvolvidas nas instâncias de formação. Para isso, analisam-se e documentam-se as políticas de formação docente que ocorreram na Argentina durante os anos 1990 e 2000, juntamente com as modalidades pedagógicas de formação predominantes em cada período. Reconhecendo que a perspectiva de "desenvolvimento profissional” é uma modalidade potente para melhorar e enriquecer as práticas daqueles que ensinam, são apresentados dispositivos de formação adequados para trabalhar nestas instâncias.

Palabras clave : Formação docente; Desenvolvimento profissional; Pedagogia da formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )