SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O desenvolvimento profissional docente: uma questão política e pedagógicaColaboração entre pares em programas de desenvolvimento profissional docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

KOZANITIS, Anastassis; MENARD, Louise  e  BOUCHER, Sébastien. Capacitação e acompanhamento pedagógico de novos professores universitários: efeitos sobre o uso de estratégias de ensino. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.294-311. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0003.

Várias universidades oferecem capacitação pedagógica e apoio a novos professores com a intenção de levá-los a se concentrarem mais na aprendizagem dos alunos do que na transmissão de conteúdo. No entanto, essa capacitação e acompanhamento tem tido efeito sobre as estratégias pedagógicas empregadas pelos professores? Existe uma distinção entre estas estratégias e as de professores sem capacitação? Este texto apresenta dados coletados ao longo de três anos, por meio de observação e entrevista, com 22 professores novos, dos quais 9 em capacitação, 8 capacitados e sujeitos a acompanhamento e 5 que não receberam capacitação. Os resultados não apontam uma diferença notável entre os professores. Conclui-se, portanto, que todos utilizaram estratégias que extrapolam a mera transmissão de conteúdo.

Palavras-chave : Capacitação; Acompanhamento pedagógico; Professores novatos; Estratégias de ensino; Universidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )