SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Capacitação e acompanhamento pedagógico de novos professores universitários: efeitos sobre o uso de estratégias de ensinoA construção da identidade de uma mentora: o Programa de Formação Online de Mentores em foco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MEYER, Patrícia; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos  e  BORGES, Cecília. Colaboração entre pares em programas de desenvolvimento profissional docente. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.312-329. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0004.

Embora a colaboração seja valorizada no discurso de professores, de gestores e de instituições, assim como reconhecida como essencial para a inovação nas universidades, a cultura do individualismo é a que permeia a atuação dos professores universitários. Este estudo tem por finalidade analisar os programas de desenvolvimento profissional docente empreendidos em quatro universidades (uma internacional e outras três nacionais), sob a perspectiva da promoção da colaboração entre pares. A análise ocorreu por meio de coleta de publicações ou sites que os descreviam. Os programas de desenvolvimento profissional docente analisados têm a colaboração entre pares como premissa e incentivam a socialização das experiências em cursos, fóruns e outros eventos de formação. Entretanto, observa-se a necessidade de diversificação de estratégias, como mentoria, incentivo a atividades online e desenvolvimento de projetos coletivos, para que a colaboração possa realmente ser um pilar na formação pedagógica, na aprendizagem permanente, assim como na reconfiguração e na inovação das práticas de professores universitários.

Palavras-chave : Ensino Superior; Desenvolvimento profissional; Professor universitário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )