SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Colaboração entre pares em programas de desenvolvimento profissional docentePor que a docência? Marcadores sociopedagógicos do desenvolvimento profissional de aspirantes à carreira docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; MASSETTO, Débora Cristina; GOBATO, Paula Grizzo  e  BORGES, Fabiana Vigo Azevedo. A construção da identidade de uma mentora: o Programa de Formação Online de Mentores em foco. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.330-347. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0005.

Este artigo apresenta análises relativas aos processos de construção da identidade de mentora, do desenvolvimento profissional e identificação das aprendizagens de uma professora experiente, evidenciadas em sua participação no Programa de Formação Online de Mentores. Para o desenvolvimento da pesquisa-intervenção, foram consideradas referências teóricas sobre formação docente e o papel das narrativas escritas para o registro de processos reflexivos sobre a prática. Os dados foram examinados de maneira interpretativa provenientes de atividades online. Os resultados mostraram que novos conhecimentos foram construídos e incorporados à base de conhecimentos da participante, auxiliando-a a exercer as funções de mentora ao assessorar uma professora iniciante em suas dificuldades. A iniciativa e a sua investigação mostraram-se significativas para promover a aprendizagem docente de professores iniciantes de modo supervisionado. Considerou-se que, em face da ausência de políticas públicas consolidadas no acompanhamento de professores iniciantes por professores mais experientes, no Brasil, a relevância da investigação conduzida ampliou-se.

Palavras-chave : Mentoria; Professor iniciante; Formação docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )