SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A construção da identidade de uma mentora: o Programa de Formação Online de Mentores em focoSer formador nas licenciaturas: desafios da aprendizagem docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

NORNBERG, Marta  e  OURIQUE, Maiane Liane Hatschbach. Por que a docência? Marcadores sociopedagógicos do desenvolvimento profissional de aspirantes à carreira docente. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.348-364. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0006.

A formação e a experiência de vida para além do espaço universitário incidem no processo de desenvolvimento profissional docente. Neste artigo, sustenta-se esse argumento por meio da análise de alguns marcadores sociopedagógicos de um grupo de estagiários dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. O objetivo é focalizar diferentes aspectos que perfazem a construção da docência, desde antes do ingresso na universidade, reconhecendo que tais experiências se atualizam no momento do estágio e, por isso, carecem de reflexão. A problemática de pesquisa pode ser expressa da seguinte forma: Quais efeitos as imagens socializadas da docência exercem sobre os aspirantes à carreira docente? A reflexão sobre tais aspectos permite, dentre outras, a qualificação da atuação docente em sala de aula, bem como a construção de bases para a formação de professores desde o ponto de vista dos acadêmicos.

Palavras-chave : Formação de professores; Desenvolvimento profissional docente; Marcadores sociopedagógicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )