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Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Hollweg e ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Ser formador nas licenciaturas: desafios da aprendizagem docente. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.365-384. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0007.
Neste artigo, discute-se a aprendizagem da docência no Ensino Superior a partir da tessitura das dinâmicas formativas vivenciadas nos espaços de atuação do professor universitário, enfocando as dimensões de produção de sentido na/da docência, a concepção de formação e a arquitetura formativa. O estudo pautou-se na abordagem narrativa sociocultural com base em Vygotski (1991, 1995), Leontiev (1984), Bakhtin (1995, 2010, 2011), Connelly e Clandinin (1995), Werstch (1993) e Freitas (2000), Freitas e Ramos (2010) e foi desenvolvido a partir de entrevistas com professores/formadores das licenciaturas. O objetivo foi compreender as concepções sobre a aprendizagem docente e suas implicações nos processos formativos nesse contexto. Destaca-se a aprendizagem de ser professor tecida pelas concepções e pelas vivências constituídas nos espaços/tempos em que se desenvolvem os processos formativos. Os múltiplos desafios que emergem na diversidade contextual das licenciaturas na universidade revelam a cultura de colaboração como via capaz de problematizar dilemas e tensões profissionais, configurando uma cultura docente própria.
Palavras-chave : Aprendizagem da docência; Processos formativos; Educação Superior.