SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Being an educator in teaching undergraduate courses: challenges of teacher learningThe transformations of the teaching work: being a teacher today author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

BAROLLI, Elisabeth; NASCIMENTO, Wilson Elmer  and  MAIA, Juliana de Oliveira. Desenvolvimento profissional docente: articulação entre contextos e disposições. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.385-406. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0008.

Compreender as condições que podem promover o desenvolvimento profissional docente é de extrema relevância, sobretudo na perspectiva de oferecer subsídios para o planejamento de contextos destinados a esse fim. Neste trabalho, tivemos como objetivo investigar a trajetória de dois professores de Física ao interagirem com dois contextos formativos (Mestrado Profissional e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID) diferenciados em termos de exigências e de possibilidades de desenvolvimento profissional docente. Por meio de entrevistas semiestruturadas, obtivemos os elementos necessários para reconstruir a trajetória desses professores durante suas participações naqueles contextos com base em uma Análise Narrativa, associada a outro procedimento vindo da Sociologia, que é o Retrato Sociológico. Para reconstrução da história desses professores, levamos em consideração o conceito de patrimônios individuais de disposições abordado por Bernard Lahire (2005), bem como as dimensões de desenvolvimento profissional propostas por Barolli et al. (2017). Nossos resultados indicam que não basta propor um contexto que segue as orientações da literatura no sentido de não se pautar, por exemplo, apenas nas orientações de uma racionalidade técnica, para que o sujeito se desenvolva profissionalmente. Mudanças profundas parecem requerer condições que têm se mostrado estreitamente vinculadas às particularidades dos sujeitos e dos contextos.

Keywords : Desenvolvimento profissional docente; Disposições; Contextos formativos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )