SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Las transformaciones del trabajo docente: ser profesor hoyImitación-creación en el proceso de formación para el desarrollo profesional docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

HOBOLD, Márcia de Souza. Desenvolvimento profissional dos professores: aspectos conceituais e práticos. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.425-442. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0010.

O presente artigo tem como objetivo discutir o conceito de desenvolvimento profissional docente e sua implicação nos processos formativos de professores dos estudos de Marcelo García (1999) e Oliveira-Formosinho (2009). As seguintes questões basilares fundamentam a discussão: Que práticas docentes podem ser contributivas para o processo de desenvolvimento dos professores? Que reflexões são necessárias para que o espaço de trabalho, ou seja, a escola e suas especificidades possam participar do processo de desenvolvimento profissional dos docentes? Os resultados dessa reflexão conceitual mostram a necessidade de pesquisar e de valorizar os espaços formativos de professores, de forma a priorizar, principalmente, a intencionalidade de trabalhar as questões da dimensão pessoal do professor nos espaços formativos dos professores, sejam eles de formação inicial ou continuada de professores.

Palabras clave : Desenvolvimento profissional docente; Formação de professores; Crenças na prática docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )