SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Desarrollo profesional de los profesores: aspectos conceptuales y prácticosPacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Correcta - PNAIC: la formación continuada en la práctica de los profesores alfabetizadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SOUSA, Walêska Dayse Dias de  y  LONGAREZI, Andrea Maturano. Imitação-criação no processo de formação para o desenvolvimento profissional docente. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.443-462. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0011.

Este artigo trata de uma pesquisa realizada com professores do Ensino Superior com o objetivo de sistematizar processos formativos que favoreçam o desenvolvimento profissional docente, tendo a teoria histórico-cultural como aporte teórico. O procedimento teórico-metodológico utilizado foi a intervenção didático-formativa com a utilização combinada de questionários, entrevistas, observação de aulas, análise de documentos e encontros formativos. As análises permitiram concluir que o processo de imitação-criação favorece o desenvolvimento profissional docente. Os fundamentos teóricos relacionados ao ensino só produzem sentido para o professor em criações que o ajudam a materializar a prática pedagógica, o que contribui para o seu desenvolvimento profissional. Assim sendo, a formação deve oportunizar a construção de conceitos teóricos vivenciados na prática pedagógica por meio da imitação-criação docente.

Palabras clave : Docência universitária; Formação de professores; Teoria histórico-cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )