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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PIRES, Andréa de Paula  e  SCHNECKENBERG, Marisa. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: a formação continuada na prática dos professores alfabetizadores. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.463-480. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0012.

Este artigo apresenta uma análise da política educacional de formação continuada oferecida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na prática dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino. Para a análise, optou-se, como referencial teórico-metodológico, pela abordagem do ciclo de políticas do inglês Stephen Ball e seus colaboradores: Bowe, Ball e Gold (1992). Contempla-se, também, Mainardes (2006), detendo-se, neste texto, na análise do terceiro contexto, o contexto da prática. A análise das vozes dos participantes desta pesquisa permitiu inferir que a formação continuada do PNAIC é uma ação inovadora e necessária, mas não suficiente para um impulso efetivo da qualidade da educação. Destarte, defende-se que a melhoria de tal qualidade demanda o encaminhamento de outras práticas, que vão além da formação continuada de professores.

Palavras-chave : Política educacional; Formação continuada; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC.

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