SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Correcta - PNAIC: la formación continuada en la práctica de los profesores alfabetizadoresLas apropiaciones de la profesión docente en la etapa probatoria: en búsqueda de lógicas más allá de la evaluación de desempeño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

HOCA, Liliamar  y  ROMANOWSKI, Joana Paulin. Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras: malha e laços. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.481-498. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0013.

Este estudo analisa o desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras, considerando experiências docentes, conhecimentos, necessidades, dificuldades, no sentido de definir os elementos constitutivos desse processo. A abordagem de pesquisa é qualitativa, e, para a coleta de dados, utilizou-se a metodologia de história de vida e formação, com sessões de narrativas. A análise foi realizada a partir de Marcelo Garcia (1999, 2009a, 2009b), Day (2001), Oliveira-Formosinho (2009), Hubermann (2007) e Josso (2007). Foi possível apreender da análise que o desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras se constitui como uma malha, que sustenta fazeres, ideias, concepções, conhecimentos e práticas, sendo as evidências do processo de aprendizagem das crianças o elemento que as fazem permanecer como alfabetizadoras. Identificou-se a presença de laços constituídos pelas relações de parentesco, geracionais e contextuais da profissão nesse processo.

Palabras clave : Desenvolvimento profissional; Professoras alfabetizadoras; Histórias de vida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )