SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: a formação continuada na prática dos professores alfabetizadoresAs apropriações da profissão docente no estágio probatório: em busca de lógicas para além da avaliação de desempenho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

HOCA, Liliamar  e  ROMANOWSKI, Joana Paulin. Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras: malha e laços. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.481-498. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0013.

Este estudo analisa o desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras, considerando experiências docentes, conhecimentos, necessidades, dificuldades, no sentido de definir os elementos constitutivos desse processo. A abordagem de pesquisa é qualitativa, e, para a coleta de dados, utilizou-se a metodologia de história de vida e formação, com sessões de narrativas. A análise foi realizada a partir de Marcelo Garcia (1999, 2009a, 2009b), Day (2001), Oliveira-Formosinho (2009), Hubermann (2007) e Josso (2007). Foi possível apreender da análise que o desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras se constitui como uma malha, que sustenta fazeres, ideias, concepções, conhecimentos e práticas, sendo as evidências do processo de aprendizagem das crianças o elemento que as fazem permanecer como alfabetizadoras. Identificou-se a presença de laços constituídos pelas relações de parentesco, geracionais e contextuais da profissão nesse processo.

Palavras-chave : Desenvolvimento profissional; Professoras alfabetizadoras; Histórias de vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )