SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Desarrollo profesional de profesoras alfabetizadoras: malla y vínculosLas tecnologías digitales y la enseñanza de Química: el caso del Programa de Desarrollo Profesional para Profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

OLIVEIRA, Adriana Aparecida de Lima  y  HAGEMEYER, Regina Cely de Campos. As apropriações da profissão docente no estágio probatório: em busca de lógicas para além da avaliação de desempenho. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.499-514. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0014.

Este artigo analisa o Estágio Probatório (EP) de professores concursados na Rede Municipal de Curitiba (RMEC) como processo de avaliação profissional, fundado na cultura do desempenho, no qual se identificou a necessidade de novas lógicas conceptuais relativas à inserção profissional inicial de docentes nessa rede de ensino. As teorizações sobre essa discussão foram fundamentadas nas concepções de García Marcelo, Silva, Tardif, Giroux e Lessard, e articuladas ao conceito de habitus de Bourdieu, discutido em relação à cultura escolar e à da escola, por Viñao Frago. A pesquisa qualitativa com base em Lüdke e André foi realizada em seis escolas da RMEC, com a aplicação de questionário semiestruturado a 21 professores, e por realização de entrevistas com 6 diretores e 5 pedagogas que acompanharam o EP, em 2017. A análise dos depoimentos revelou processos estabilizadores do habitus professoral, além da necessidade da atuação das pedagogas de interlocução e de organização da formação e do desenvolvimento profissional, visando a autonomia, a autoavaliação e a ética docente, decorrente da mudança de lógicas de avaliação da inserção inicial de professores/as em escolas da RMEC.

Palabras clave : Estágio Probatório; Cultura escolar e habitus; Formação inicial do professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )