SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras: malha e laçosAs tecnologias digitais e o ensino de Química: o caso do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores da CAPES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

OLIVEIRA, Adriana Aparecida de Lima  e  HAGEMEYER, Regina Cely de Campos. As apropriações da profissão docente no estágio probatório: em busca de lógicas para além da avaliação de desempenho. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.499-514. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0014.

Este artigo analisa o Estágio Probatório (EP) de professores concursados na Rede Municipal de Curitiba (RMEC) como processo de avaliação profissional, fundado na cultura do desempenho, no qual se identificou a necessidade de novas lógicas conceptuais relativas à inserção profissional inicial de docentes nessa rede de ensino. As teorizações sobre essa discussão foram fundamentadas nas concepções de García Marcelo, Silva, Tardif, Giroux e Lessard, e articuladas ao conceito de habitus de Bourdieu, discutido em relação à cultura escolar e à da escola, por Viñao Frago. A pesquisa qualitativa com base em Lüdke e André foi realizada em seis escolas da RMEC, com a aplicação de questionário semiestruturado a 21 professores, e por realização de entrevistas com 6 diretores e 5 pedagogas que acompanharam o EP, em 2017. A análise dos depoimentos revelou processos estabilizadores do habitus professoral, além da necessidade da atuação das pedagogas de interlocução e de organização da formação e do desenvolvimento profissional, visando a autonomia, a autoavaliação e a ética docente, decorrente da mudança de lógicas de avaliação da inserção inicial de professores/as em escolas da RMEC.

Palavras-chave : Estágio Probatório; Cultura escolar e habitus; Formação inicial do professor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )