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Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

AMARAL-ROSA, Marcelo Prado  y  EICHLER, Marcelo Leandro. As tecnologias digitais e o ensino de Química: o caso do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores da CAPES. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.515-539. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0015.

O objetivo deste artigo foi analisar o panorama global da formação de professores ofertada pela CAPES, ocorrida em Portugal e com acompanhamento no Brasil, com a finalidade de apresentar as categorias de análise provenientes do campo empírico. A abordagem é qualitativa com inspiração (micro)etnográfica, tendo como estratégia o estudo de caso. A investigação durou três anos e houve imersões internacionais e nacionais. Os sujeitos foram 50 professores de Química na fase internacional e 10 professores na fase nacional. A análise foi baseada na Análise de conteúdo com auxílio do software QSR Nvivo. Os principais resultados foram o surgimento de três domínios emergentes: i) Aqui na escola; ii) As pessoas aqui; e iii) Lá em Portugal. Os resultados indicaram a existência de divergências entre o programa de formação e as expectativas dos cursistas, bem como entre as narrativas e as práticas dos professores.

Palabras clave : Formação de professores; Cooperação internacional; Tecnologias digitais; Ensino de Química.

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