SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Digital technologies and Chemistry teaching: the case of CAPES Professional Development Program for TeachersCircumstantial indications as potential signs of the construction of concepts related to animal experimentation in scientific education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

TOMIO, Daniela; BIHRINGER, Katiúscia Raika Brandt  and  TRIGO, Luciane Katheryne Lourenço. Professor@ facebookeir@ e seu desenvolvimento profissional docente em um contexto informal. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.540-554. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0016.

Nesta pesquisa, objetivamos compreender as contribuições ao desenvolvimento profissional docente a partir dos sentidos atribuídos por professor@s facebookeir@s na divulgação de suas práticas educativas em redes virtuais. Da interlocução, por meio de um questionário online, com três sujeitos investigados, interpretamos que, embora com distintos tempos de carreira profissional, o Facebook, como espaço de educação informal, potencializa o desenvolvimento profissional docente. Dentre as contribuições, evidenciamos que essa rede social permite aos professores promoverem o entendimento de seu trabalho a partir da reflexão com o outro, incentivarem processos formativos entre pares da escola, darem visibilidade social à sua profissão e elaborarem conhecimentos por meio de interações virtuais. Tal compreensão desafia-nos, como pesquisadores e/ou formadores de professores, a ampliarmos nossos modos de ver e ouvir o que este coletivo facebookeir@ tem a nos compartilhar sobre suas práticas docentes, seus processos de ensinar e suas compreensões acerca da profissão docente.

Keywords : profissional docente; Facebook; Contexto Informal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )