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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

TOMIO, Daniela; BIHRINGER, Katiúscia Raika Brandt  e  TRIGO, Luciane Katheryne Lourenço. Professor@ facebookeir@ e seu desenvolvimento profissional docente em um contexto informal. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.540-554. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0016.

Nesta pesquisa, objetivamos compreender as contribuições ao desenvolvimento profissional docente a partir dos sentidos atribuídos por professor@s facebookeir@s na divulgação de suas práticas educativas em redes virtuais. Da interlocução, por meio de um questionário online, com três sujeitos investigados, interpretamos que, embora com distintos tempos de carreira profissional, o Facebook, como espaço de educação informal, potencializa o desenvolvimento profissional docente. Dentre as contribuições, evidenciamos que essa rede social permite aos professores promoverem o entendimento de seu trabalho a partir da reflexão com o outro, incentivarem processos formativos entre pares da escola, darem visibilidade social à sua profissão e elaborarem conhecimentos por meio de interações virtuais. Tal compreensão desafia-nos, como pesquisadores e/ou formadores de professores, a ampliarmos nossos modos de ver e ouvir o que este coletivo facebookeir@ tem a nos compartilhar sobre suas práticas docentes, seus processos de ensinar e suas compreensões acerca da profissão docente.

Palavras-chave : profissional docente; Facebook; Contexto Informal.

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