SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Circumstantial indications as potential signs of the construction of concepts related to animal experimentation in scientific educationThe state-of-the-art in research on Science teaching for deaf students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SANTOS, Vanessa Matos dos. Estilos de aprendizagem no Ensino Superior: enfrentando a evasão e a retenção. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.578-595. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0018.

A evasão e a retenção têm se configurado, hoje, como um dos maiores desafios para o Ensino Superior, não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados obtidos com a utilização da metodologia dos estilos de aprendizagem no desenvolvimento de audiovisuais educativos baseados nos quatro diferentes estilos propostos por Alonso, Gallego e Honey (2007), quais sejam: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Relata-se, neste texto, o percurso desenvolvido pelo grupo que trabalhou no projeto que superou, em termos qualitativos e quantitativos, as metas inicialmente traçadas e revelou nuances importantes e inovadoras a respeito do processo educativo a partir do engajamento dos discentes. Destaca-se, aqui, principalmente, o fato de que os estilos não são rótulos para catalogação de alunos, mas, sim, uma metodologia de ensino que implica uma didática específica.

Keywords : Estilos de aprendizagem; Evasão; Retenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )