SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Indicaciones circunstanciales como signos potencializadores de la construcción de conceptos relacionados a la experimentación animal en la educación científicaEl estado del arte de las investigaciones sobre la enseñanza de Ciencias para estudiantes sordos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SANTOS, Vanessa Matos dos. Estilos de aprendizagem no Ensino Superior: enfrentando a evasão e a retenção. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.578-595. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0018.

A evasão e a retenção têm se configurado, hoje, como um dos maiores desafios para o Ensino Superior, não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados obtidos com a utilização da metodologia dos estilos de aprendizagem no desenvolvimento de audiovisuais educativos baseados nos quatro diferentes estilos propostos por Alonso, Gallego e Honey (2007), quais sejam: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Relata-se, neste texto, o percurso desenvolvido pelo grupo que trabalhou no projeto que superou, em termos qualitativos e quantitativos, as metas inicialmente traçadas e revelou nuances importantes e inovadoras a respeito do processo educativo a partir do engajamento dos discentes. Destaca-se, aqui, principalmente, o fato de que os estilos não são rótulos para catalogação de alunos, mas, sim, uma metodologia de ensino que implica uma didática específica.

Palabras clave : Estilos de aprendizagem; Evasão; Retenção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )