SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Estilos de aprendizagem no Ensino Superior: enfrentando a evasão e a retençãoParticipação política de estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SANTANA, Ronaldo Santos  e  SOFIATO, Cássia Geciauskas. O estado da arte das pesquisas sobre o ensino de Ciências para estudantes surdos. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.596-616. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0019.

A presente pesquisa buscou evidenciar o estado da arte das pesquisas sobre o ensino de Ciências para estudantes surdos, de 2012 a 2017, a fim de traçar um panorama dos últimos estudos da área, suas tendências e suas principais considerações. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo estado da arte e, para a construção do corpus de dados, foram utilizados os resumos de artigos publicados em revistas científicas, trabalhos de conclusão de cursos, dissertações e teses. A partir da análise dos dados, foram elaboradas categorias e explicitadas tendências e desafios presentes no campo. Os resultados demonstram que estão em eminente crescimento as pesquisas nesse campo e elas estão sendo articuladas aos referenciais teóricos que embasam o ensino de Ciências para estudantes ouvintes.

Palavras-chave : Educação científica; Surdez; Revisão de literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )