SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2El estado del arte de las investigaciones sobre la enseñanza de Ciencias para estudiantes sordos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

DARCOLETO, Carina Alves da Silva  y  KRELING, Geovani Roberto. Participação política de estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.617-633. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0020.

Este texto tem como objetivo tratar sobre a participação de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em questões relacionadas à Política. O referencial teórico-metodológico adotado na pesquisa foi o materialismo histórico-dialético, que permite compreender a realidade a partir de sua totalidade concreta. O levantamento dos dados contou com a elaboração e a aplicação de um questionário com dez questões abertas, respondido por cinquenta e um (51) estudantes do curso. A análise dos dados aponta para um contexto de desmobilização e individualização das ações, além da demonstração, por parte de um número significativo dos sujeitos que participaram da pesquisa, de descrença em relação à efetividade da participação em atividades políticas.

Palabras clave : Trabalho; Educação; Participação política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )