SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Bases epistemológicas e metodológicas para uma Educação Superior intercultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MOMBASSA, Aires Zarina Bonifácio  e  ARRUDA, Eucidio Pimenta. História da Educação a Distância em Moçambique: perspectivas atuais e as contribuições do Brasil. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.643-660. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0001.

O objetivo deste artigo é discutir as condições nas quais se encontra o desenvolvimento da Educação a Distância em Moçambique e o papel do Brasil como parceiro de políticas públicas para a modalidade no país. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental e a Educação a Distância em Moçambique e no Brasil. Percebe-se, entretanto, que o desafio do país é imenso, uma vez que, devido ao seu passado recente de colonização e de Guerra Civil, acabou por não conseguir desenvolver-se do ponto de vista educacional e encontra-se em uma situação na qual a falta de acesso à Educação Básica e ao Ensino Superior promove um recrudescimento da desigualdade nacional. Assim, observa-se que há muito ainda a construir para que a educação do país tenha um maior alcance populacional, mas a EaD pode despontar como caminho para promover uma recuperação rápida e necessária frente às mazelas históricas sofridas pela população e que reverberam, atualmente, em pobreza e desigualdade.

Palavras-chave : Moçambique; Educação a Distância; Cooperação internacional..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )