SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Historia de la Educación a Distancia en Mozambique: perspectivas actuales y las contribuciones de BrasilEchar raíces en el mundo: sobre las dimensiones del pensar en Arendt y su significado para el educar de hoy índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SOARES, Marisa. Bases epistemológicas e metodológicas para uma Educação Superior intercultural. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.661-674. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0002.

Esta pesquisa de natureza bibliográfica analisa algumas bases epistemológicas e metodológicas com o objetivo de compreender suas contribuições para a realização de uma educação intercultural. Utiliza-se a metodologia qualitativa com o recurso da análise documental e procedimento técnico de triangulação dos dados coletados das seguintes fontes: Leis e Decretos da Educação Superior (BRASIL, 2010, 2014), dados e índices estatísticos do INEP/MEC, UNESCO, revistas científicas, entre outras. A análise é fundamentada nos diferentes modelos teóricos de interculturalidade de Boaventura Sousa Santos e Catherine Walsh. Conclui-se que as novas bases epistemológicas e metodológicas na Educação Superior oportunizam a inclusão social e étnico-racial, as quais podem contribuir na redução de desigualdades e discriminações, com vistas à equidade de oportunidades nas diversas esferas de relações em sociedade.

Palabras clave : Educação Superior; Educação intercultural; Ecologia de saberes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )