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Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
SOARES, Marisa. Bases epistemológicas e metodológicas para uma Educação Superior intercultural. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.661-674. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0002.
Esta pesquisa de natureza bibliográfica analisa algumas bases epistemológicas e metodológicas com o objetivo de compreender suas contribuições para a realização de uma educação intercultural. Utiliza-se a metodologia qualitativa com o recurso da análise documental e procedimento técnico de triangulação dos dados coletados das seguintes fontes: Leis e Decretos da Educação Superior (BRASIL, 2010, 2014), dados e índices estatísticos do INEP/MEC, UNESCO, revistas científicas, entre outras. A análise é fundamentada nos diferentes modelos teóricos de interculturalidade de Boaventura Sousa Santos e Catherine Walsh. Conclui-se que as novas bases epistemológicas e metodológicas na Educação Superior oportunizam a inclusão social e étnico-racial, as quais podem contribuir na redução de desigualdades e discriminações, com vistas à equidade de oportunidades nas diversas esferas de relações em sociedade.
Palavras-chave : Educação Superior; Educação intercultural; Ecologia de saberes.