SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Epistemological and methodological foundations for intercultural Higher EducationEvaluation of the Continuing Education Program of the public schools from the state of Paraná in the mode of Pedagogical Weeks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CENCI, Angelo Vitorio. Deitar raízes no mundo: sobre as dimensões do pensar em Arendt e seu significado para o educar hoje. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.675-691. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0003.

O presente trabalho tem um caráter bibliográfico, fundamentando-se na análise de obras de Arendt bem como em intérpretes da autora. O artigo explora três dimensões da concepção do pensar em Hannah Arendt com o objetivo de tematizar o significado do educar hoje. Toma-se como ponto de partida a distinção entre pensar e conhecer e retoma-se o conceito de sensus communis para explorar a dimensão pós-metafísica e intersubjetivista do pensar arendtiano. Em um segundo passo, aborda-se a dimensão arendtiana do pensar como exame de si e seu caráter formativo. Por fim, explora-se o sentido formativo da dimensão do saber orientar-se no pensamento. O diálogo Arendt-Kant, mediante o conceito de sensus communis e das máximas do pensar bem, indica como a dimensão formativa aí identificada implica a capacidade de colocar-se no lugar do outro e, consequentemente, de assumir a responsabilidade pelos próprios atos, o que impõe à educação a exigência ética fundamental de assumir a responsabilidade para com o mundo.

Keywords : Pensar; Educar; Hannah Arendt.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )