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Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CENCI, Angelo Vitorio. Deitar raízes no mundo: sobre as dimensões do pensar em Arendt e seu significado para o educar hoje. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.675-691. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0003.

O presente trabalho tem um caráter bibliográfico, fundamentando-se na análise de obras de Arendt bem como em intérpretes da autora. O artigo explora três dimensões da concepção do pensar em Hannah Arendt com o objetivo de tematizar o significado do educar hoje. Toma-se como ponto de partida a distinção entre pensar e conhecer e retoma-se o conceito de sensus communis para explorar a dimensão pós-metafísica e intersubjetivista do pensar arendtiano. Em um segundo passo, aborda-se a dimensão arendtiana do pensar como exame de si e seu caráter formativo. Por fim, explora-se o sentido formativo da dimensão do saber orientar-se no pensamento. O diálogo Arendt-Kant, mediante o conceito de sensus communis e das máximas do pensar bem, indica como a dimensão formativa aí identificada implica a capacidade de colocar-se no lugar do outro e, consequentemente, de assumir a responsabilidade pelos próprios atos, o que impõe à educação a exigência ética fundamental de assumir a responsabilidade para com o mundo.

Palabras clave : Pensar; Educar; Hannah Arendt.

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