SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Bases epistemológicas e metodológicas para uma Educação Superior interculturalAvaliação do Programa de Formação Continuada das escolas públicas paranaenses na modalidade de Semanas Pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CENCI, Angelo Vitorio. Deitar raízes no mundo: sobre as dimensões do pensar em Arendt e seu significado para o educar hoje. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.675-691. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0003.

O presente trabalho tem um caráter bibliográfico, fundamentando-se na análise de obras de Arendt bem como em intérpretes da autora. O artigo explora três dimensões da concepção do pensar em Hannah Arendt com o objetivo de tematizar o significado do educar hoje. Toma-se como ponto de partida a distinção entre pensar e conhecer e retoma-se o conceito de sensus communis para explorar a dimensão pós-metafísica e intersubjetivista do pensar arendtiano. Em um segundo passo, aborda-se a dimensão arendtiana do pensar como exame de si e seu caráter formativo. Por fim, explora-se o sentido formativo da dimensão do saber orientar-se no pensamento. O diálogo Arendt-Kant, mediante o conceito de sensus communis e das máximas do pensar bem, indica como a dimensão formativa aí identificada implica a capacidade de colocar-se no lugar do outro e, consequentemente, de assumir a responsabilidade pelos próprios atos, o que impõe à educação a exigência ética fundamental de assumir a responsabilidade para com o mundo.

Palavras-chave : Pensar; Educar; Hannah Arendt.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )