SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Echar raíces en el mundo: sobre las dimensiones del pensar en Arendt y su significado para el educar de hoyIdentidad latinoamericana e ideología neoliberal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

JUSTUS, Michélle Barreto  y  BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação do Programa de Formação Continuada das escolas públicas paranaenses na modalidade de Semanas Pedagógicas. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.692-712. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0004.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou avaliar o Programa de Formação Continuada de professores do Estado do Paraná, na modalidade de Semanas Pedagógicas, dos períodos de 2007-2010 e 2011-2014, referentes aos governos Roberto Requião e Beto Richa, respectivamente. O referencial teórico fundamenta-se nas discussões sobre avaliação de programas educacionais (FERNANDES, 2011). As Semanas Pedagógicas foram avaliadas por pedagogos de escolas públicas paranaenses. Os resultados da pesquisa evidenciaram significativas diferenças na concepção de formação continuada desenvolvidas nos dois períodos avaliados, apontando fragilidades em relação à falta de preocupação efetiva com o desenvolvimento profissional do professor e com a realidade escolar, e consequentemente, pouca efetividade para melhoria das práticas pedagógicas.

Palabras clave : Avaliação de programas educacionais; Formação continuada de professores; Semanas Pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )