SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Evaluation of the Continuing Education Program of the public schools from the state of Paraná in the mode of Pedagogical WeeksRetention and teacher rotation in Municipal Education Networks in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

BAROM, Wilian Carlos Cipriani  and  CERRI, Luis Fernando. Identidade latino-americana e ideologia neoliberal. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.713-733. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0005.

O presente trabalho sintetiza os resultados de uma investigação sobre a possibilidade de 2240 jovens brasileiros apresentarem sentimento de pertencimento relacionado à América Latina, a partir de seis questões escolhidas do projeto Jovens e a História. Estes dados foram coletados em vinte e duas cidades brasileiras entre os anos de 2012 e 2013, sistematizados, cruzados e analisados a partir do Software GNU PSPP, e publicados em 2017, com o título Integração latino-americana e consciência histórica, como conclusão de um doutoramento em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Dentre as conclusões do trabalho, aqui apresentamos a relação encontrada entre o sentimento de pertencimento latino-americano e a ideologia neoliberal.

Keywords : Consciência histórica; Identidade; América Latina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )